google-site-verification=snwXcrrlAJyABI3v_ajZz7KSMt6Oyyr0ChovLwy_X6c

COVID-19

COVID-19

Prefacio Maio 2020

Estimados leitores, desde o início do mês de Janeiro de 2020 que a Casa de Repouso Domus Augusta montou um grupo para acompanhar o evolucionar das doenças causadas pelo vírus SARS-COV-2 ou Covid-19.

Acompanhávamos as notícias médico-científicas e políticas, associadas ao Covid-19. A política é um elemento fundamental na análise de qualquer problema deste género.

Desde o primeiro momento, verificou-se que os países asiáticos estavam com dificuldade em conter a expansão do vírus Covid-19. Salienta-se que alguns desses países têm alto poder económico, industrial, bem como capacidade de disciplina sobre a população.

Nos finais de Janeiro, começava a existir bastante informação sobre as formas e capacidade de contágio do Covid-19. A quantidade de contágios começava a ser alarmante. A informação científica disponível era, essencialmente, estatística.

No plano político destacamos o fecho da fronteira entre a China e a Rússia, assim como o rastreamento selectivo desses mesmos cidadãos. Estes dois Países eram considerados amigos e grandes parceiros económico-sociais, no entanto, as medidas foram tomadas, unilateralmente, pela Rússia. Verificou-se que não existiu nenhuma reclamação por parte da China.

 

No que toca a análise politica, e sobre o nosso ponto de vista, estava lançado o alarme. As autoridades asiáticas sabiam que o fenómeno estava fora de controlo.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO E ESTRELIZAÇÃO COVID 19
Alguns exemplo de equipamentos a ser usados em destintas fases de Alerta

Neste sentido, decidimos que teríamos de elaborar um plano de acção que passaria a ter as seguintes componentes:

·        Acompanhamento da progressão geográfica e numérica dos infectados veja aqui;

·        Acompanhamento dos índices de mortalidade da doença;

·        Elaboração de um plano de medidas estratégicas com vista a diminuir a probabilidade de contaminação da instituição e seus colaboradores, contendo:

o   Níveis de alerta de acordo com o perigo actual;

o   Actuação da instituição em cada nível de alerta;

o   Determinação de medidas de logística e financiamento;

A Domus Augusta activou toda a planificação no inicio do mês de Março, muito antes da reacção ao fenómeno por parte das autoridades nacionais.

Importa salientar que no território nacional só se começou a falar de planos de contingência nos finais do mês de Março. A nossa instituição estava assim na vanguarda! Durante este período dotámo-nos de,

·        Equipamento de protecção individual;

·        Organização interna, com vista a incrementar o nível de desinfeção e controlo;

·        Medidas extras de controlo de todos os serviços;

·        Capacidade para isolamento completo para 3 semanas, necessitando apenas de abastecimento energético e de água. Relativamente a este último, dispúnhamos de alternativa.

Esta forma de pensar e actuar, permitiu-nos perceber que agíamos de uma forma realmente proactiva e altamente conservadora no que toca a metodologia de trabalho para evitar contágios.

Permitiu-nos também mudar os hábitos internos, atempadamente.

Passeio após teste Covid 19 Negativo

Hope for the Best but Expect the Worst

Até agora os resultados alcançados na Domus Augusta congratulam-nos! Todos os clientes e colaboradores testaram negativo para SARS-COV-2. Temos consciência que uma batalha não é uma guerra, continuando por isso alerta e não sendo complacentes.

A partir deste momento, iremos incrementar outras medidas de segurança, relativamente à protecção do pessoal colaborador, com vista a reduzir ainda mais a probabilidade de contágio dos nossos clientes.

Na primeira semana de Maio iremos iniciar um projecto ambicioso.  Estamos crentes que, brevemente, vamos ter capacidade de permitir visitas dos familiares de forma, estritamente controlada.

 

A Domus Augusta tem como lema Convidar a Viver ! Essa é a nossa prioridade.

Os nossos clientes estão rodeados de pessoas que os acarinham e acompanham, ainda assim, têm o direito de poder ver os seus.

A saúde e bem-estar dos que amamos não tem preço! Tudo faremos para que, juntos, continuemos a envidar por estes caminhos que se avizinham difíceis.

 

Quer saber Mais? Iremos descrever todo o nosso projecto aqui na nossa página !