google-site-verification=snwXcrrlAJyABI3v_ajZz7KSMt6Oyyr0ChovLwy_X6c

Filipa Pintão – Gerontologia

Filipa Pintão – Gerontologia

Sou a Filipa, natural do Distrito de Portalegre e sou uma jovem bastante alegre e divertida.

Cresci numa quinta junto de animais e natureza de que tanto gosto.  A apanha da azeitona, vindima, tratamento de animais, confecção de enchidos e todas as tradições populares fazem parte do meu património cultural.

Adoro música e cantar! Frequentei a Escola de Artes do Norte Alentejano, onde concluí o quinto grau de formação musical e de instrumento violino.

Fui soprano no Orfeão de Portalegre durante cinco anos. Cantava no coro da Igreja onde também fui acólita.

Encaro a vida com alegria, esperança e positivismo.

Formação e Percurso Profissional

Escolhi a Gerontologia como área profissional. Por isso, licenciei-me em Gerontologia Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra, onde terminei em 2017 a minha formação base. Posteriormente realizei Estágio Curricular na Santa Casa da Misericórdia de Portalegre.

Em Março de 2018 integrei a equipa técnica da Domus Augusta enquanto estagiária profissional na área da Gerontologia. Terminado o estágio com a classificação de Muito Bom, integrei a equipa técnica com as funções de Animadora Sociocultural.

Considerando a minha formação base, acumulei as funções de Gerontóloga Social, no tocante ao estudo, acompanhamento e execução do processo individual de envelhecimento, materializado nos Planos Individuais.

Participei em diversos seminários versando, entre outras,  as temáticas de “Cuidados Paliativos”; “Violência contra as Pessoas Idosas”; “Técnicas de Posicionamento e Mobilização”; “Formação inicial em Terapia Snoezelen”.

Desempenho Profissional

Reporto à Direcção Técnica e exerço as minhas funções baseada nas orientações estratégicas definidas pela Casa de Repouso, assimilando os seus valores.

Enquanto Gerontóloga, orgulho-me de pertencer a esta Equipa! É minha expectativa que o meu trabalho traga “sangue novo” contagiando toda a equipa e  representando um valor acrescentado aos  saberes do Lar.