Filipa Pintão – Gerontologia

Sou a Filipa, natural do Distrito de Portalegre e sou uma jovem bastante alegre e divertida.
Cresci numa quinta junto de animais e natureza de que tanto gosto. A apanha da azeitona, vindima, tratamento de animais, confecção de enchidos e todas as tradições populares fazem parte do meu património cultural.
Adoro música e cantar! Frequentei a Escola de Artes do Norte Alentejano, onde concluí o quinto grau de formação musical e de instrumento violino.
Fui soprano no Orfeão de Portalegre durante cinco anos. Cantava no coro da Igreja onde também fui acólita.
Encaro a vida com alegria, esperança e positivismo.
Formação e Percurso Profissional
Escolhi a Gerontologia como área profissional. Por isso, licenciei-me em Gerontologia Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra, onde terminei em 2017 a minha formação base. Posteriormente realizei Estágio Curricular na Santa Casa da Misericórdia de Portalegre.
Em Março de 2018 integrei a equipa técnica da Domus Augusta enquanto estagiária profissional na área da Gerontologia. Terminado o estágio com a classificação de Muito Bom, integrei a equipa técnica com as funções de Animadora Sociocultural.
Considerando a minha formação base, acumulei as funções de Gerontóloga Social, no tocante ao estudo, acompanhamento e execução do processo individual de envelhecimento, materializado nos Planos Individuais.
Participei em diversos seminários versando, entre outras, as temáticas de “Cuidados Paliativos”; “Violência contra as Pessoas Idosas”; “Técnicas de Posicionamento e Mobilização”; “Formação inicial em Terapia Snoezelen”.
Desempenho Profissional
Reporto à Direcção Técnica e exerço as minhas funções baseada nas orientações estratégicas definidas pela Casa de Repouso, assimilando os seus valores.
Enquanto Gerontóloga, orgulho-me de pertencer a esta Equipa! É minha expectativa que o meu trabalho traga “sangue novo” contagiando toda a equipa e representando um valor acrescentado aos saberes do Lar.