Ocupação

Na Residência Sénior, as atividades ocupacionais contribuem para o bem-estar físico, psicológico e social dos nossos Clientes. O seu envelhecimento activo e a sua qualidade de vida, são a nossa prioridade! Pautamo-nos e comungamos das orientações emanadas pela tutela do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, que consagra como objetivos de uma ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) a prestação de serviços adequados á problemática biopsicossocial da pessoa Idosa; a contribuição para um envelhecimento activo e para uma integração social e comunitária.
Como Abordamos a Ocupação
O nosso Lar integra um órgão de Animação, cujo serviço é realizado a tempo inteiro, durante os sete dias da semana. Todas as actividades, individuais e de grupo, são programadas e desenvolvidas de acordo com as capacidades e objectivos de cada Cliente, em cada momento.
Temos um espaço exterior vasto, no qual se inclui galinheiro, canil, piscina, pomar, onde os nossos Clientes podem vivenciar e desenvolver as mais variadas actividades ao ar livre, tais como jardinagem, hortofloricultura, golf, jogos tradicionais, bowling, piqueniques, entre outros que a imaginação limite. Considere-se ainda a pequena fonte com jogos de luzes, com a qual iniciámos a construção de um jardim sensorial, numa perspectiva Snoezelen, executado segundo o ritmo dos Clientes que o utilizam, acompanhados pela Gerontóloga Filipa.
Nesta fase de vida mais tranquila, é de extrema importância a ocupação positiva do tempo.
Um dos nossos Projectos
No presente ano, o nosso Lar irá implementar um Projecto, designado de “A minha história de Vida”, cujo objectivo principal assenta na promoção do desenvolvimento cognitivo e na vontade de cada Cliente, partilhar a sua experiência de vida. O culminar deste trabalho é materializado com a criação de um livro individual.
Será gratificante e algo único!
Actividades de apoio/sociais no Lar Domus Augusta
A Domus Augusta, Residência Sénior, intervém na resolução de assuntos de índole pessoal, designadamente, obrigações sociais e cívicas, dispondo de apoio interno na prestação de diversos serviços, designadamente: organização de festas; aquisição de jornais, revistas e livros; serviço de correios: envio de cartas e encomendas; correio eletrónico; telefone; acompanhamento em saídas.
O programa de animação inclui um leque de actividades das quais se destacam os Ateliers de Memória, Expressão, Ginástica, Música, Sala de Relaxamento e passeios ao exterior, todos eles de carácter opcional, numa perspectiva de proporcionar a oportunidade de cada Idoso viver livre, com iniciativa própria, segundo os seus interesses e vontade.
Para a concretização destas actividades, o Lar Domus Augusta dispõe de uma variedade de equipamentos para uso no interior e no exterior das instalações, designadamente; jogos de mesa, puzzles, jogos de estimulação, jogos de setas, entre outros.
Acrescente-se ainda, o espaço multifuncional, com ambiente multissensorial (contexto Snoezelen) considerado como um ambiente estimulante, equipado com materiais sensoriais, músicas, luzes, texturas e aromas disponibilizados para serem tocados, admirados e do agrado de quem os vê, sente ou toca.
É um ambiente suave, convidativo à permanência no espaço e potenciador da sensação de paz e tranquilidade necessárias ao relaxamento: Objectivo primeiro do contexto Snoezelen. Ajuda a libertação do stress e de angústias do quotidiano.
Para além do relaxamento, o espaço é utilizado para a Estimulação/Desenvolvimento de competências, outro dos objectivos do Snoezelen, assente no princípio de que “nada tem de ser feito, tudo é permitido” onde cada Cliente se sente livre e capaz de tomar iniciativa.
O terapeuta, no contexto Snoezelen, distancia-se dos seus conceitos e deixa o Idoso fazer as suas escolhas e definir o seu caminho, disfrutando e explorando o meio livremente, segundo o seu tempo e modo de utilização.